Histórico da Escola



A escola está localizada no bairro de Pilares, no Rio de Janeiro, mas atende principalmente, a alunos residentes no Morro dos Urubus. Essa comunidade está localizada entre os bairros de Pilares , Tomás Coelho, Engenho da Rainha e adjacências
           A Escola Municipal Suécia foi reinaugurada em 15 de abril de 2004, após uma obra de grande porte que trouxe mudanças bem positivas e significativas reforçando um novo marco na história da escola.
        Visamos o desenvolvimento integral do nosso aluno, priorizando o senso crítico a fim de que os inúmeros problemas que a vida lhe ofereça, possam ser ‘encarados’ e resolvidos, ou pelo menos, minimizados.
Tentamos fazer com que a educação traduza o dia-a-dia do nosso aluno, tornando-o um cidadão crítico, autônomo, consciente de seus direitos e deveres, participante dos problemas da comunidade, sendo capaz de ser um agente transformador da mesma, dando significado às suas ações e ao seu aprendizado. É necessário que esta criança tenha contato com o mundo através da escola. Para isso, buscamos poder contar também com os responsáveis, pois com sua parceria, o trabalho a ser desenvolvido fica muito mais produtivo. Portanto, envolver toda a comunidade escolar em nosso PPP, é a nossa primeira meta.
Acreditamos na educação, por isso o nosso compromisso com a luta pela construção de uma escola pública de qualidade é o direcionador de nossa ação pedagógica.

Acreditamos que para reverter essa situação é necessário estabelecer uma relação entre o que acontece na escola e o que acontece na sociedade: trazer as discussões presentes no mundo para dentro da escola. Também é imprescindível que o trabalho dentro da escola esteja voltado para as necessidades da comunidade escolar.

OBJETIVOS GERAIS

  • Conscientizar quanto ao papel do educando na sociedade do conhecimento, assumindo uma postura mais ativa como agente transformador.
  • Levar o educando a reflexão quanto à sua realidade social, para intervir e transformá-la, percebendo-se como parte integrante da sua comunidade, na construção de seu conhecimento e em sua formação como cidadão.
  • Promover uma educação que seja o alicerce para o desenvolvimento da cidadania, através da conscientização de que todas as pessoas são iguais em relação aos direitos de existência-sobrevivência, saúde, educação e cultura, esporte e lazer, trabalho, convivência familiar e comunitária, respeito, dignidade e diferenças no exercício dessa mesma existência;
  • Perceber que a cidadania é conquistada através da participação coletiva e solidária no processo social, político e econômico, não sendo fruto de uma concessão ou de uma dádiva;
  • Reconhecer que cada pessoa é agente de transformação da própria vida e do mundo em que vive, despertando no aluno o interesse e a responsabilidade na melhoria do seu rendimento escolar;
  • Estabelecer que os direitos humanos devam ser a “gramática” que ordena a convivência social e a construção de uma sociedade pluralista e justa, incentivando a boa convivência dentro e fora da escola, através de atitudes de respeito, confiança, responsabilidade, união e solidariedade.
  • Buscar a valorização dos encontros de pais na escola, para promover a sensibilidade com o trabalho realizado para que se sintam parte ativa no processo educacional dos seus filhos.
  • Desenvolver as múltiplas linguagens: arte, música, expressão corporal, esporte, etc.
  • Fortalecer o desejo de construir conhecimento, dando sentido ao que está sendo aprendido;
  • Incentivar e desenvolver o uso da linguagem oral e escrita;
  • Ampliar conhecimentos, através das trocas em sala de aula;
  • Tornar a comunidade escolar consciente de seus direitos e deveres;
  • Resgatar a auto-estima;
  • Propiciar temas de trabalho que ampliem os estudos, não isoladamente, mas num contexto social.
                  Metas em 2014 :
  • Realizar ações efetivas de reforço escolar com todas as turmas.
  • Divulgar e incentivar a prática da cidadania.    
  •  Diminuir progressivamente o índice de infreqüência;     
  • Diminuir progressivamente o índice de retenção    
  •  Incentivar maiores manifestações escritas dos alunos.      
  • Implantar ações do Sistema de Gestão Integrado(SGI)
  • Capacitar permanente dos profissionais da U.E.








"Atitudes responsáveis em prol de uma escola mais saudável."

Tudo o que a gente puder fazer no sentido de convocar os que vivem em torno da escola e dentro da escola, no sentido de participarem, de tomarem um pouco o destino da escola na mão, tudo que a gente puder fazer nesse sentido é pouco ainda, considerando o trabalho imenso que se põe diante de nós que é o de assumir esse país democraticamente.”                        (  Paulo Freire )

A escola está localizada no bairro de Pilares, no Rio de Janeiro, mas atende principalmente, a alunos residentes no Morro dos Urubus. Essa comunidade está localizada entre os bairros de Pilares , Tomás Coelho, Engenho da Rainha e adjacências
           A Escola Municipal Suécia foi reinaugurada em 15 de abril de 2004, após uma obra de grande porte que trouxe mudanças bem positivas e significativas reforçando um novo marco na história da escola.
        Visamos o desenvolvimento integral do nosso aluno, priorizando o senso crítico a fim de que os inúmeros problemas que a vida lhe ofereça, possam ser ‘encarados’ e resolvidos, ou pelo menos, minimizados.
Tentamos fazer com que a educação traduza o dia-a-dia do nosso aluno, tornando-o um cidadão crítico, autônomo, consciente de seus direitos e deveres, participante dos problemas da comunidade, sendo capaz de ser um agente transformador da mesma, dando significado às suas ações e ao seu aprendizado. É necessário que esta criança tenha contato com o mundo através da escola. Para isso, buscamos poder contar também com os responsáveis, pois com sua parceria, o trabalho a ser desenvolvido fica muito mais produtivo. Portanto, envolver toda a comunidade escolar em nosso PPP, é a nossa primeira meta.
Acreditamos na educação, por isso o nosso compromisso com a luta pela construção de uma escola pública de qualidade é o direcionador de nossa ação pedagógica.
Acreditamos que para reverter essa situação é necessário estabelecer uma relação entre o que acontece na escola e o que acontece na sociedade: trazer as discussões presentes no mundo para dentro da escola. Também é imprescindível que o trabalho dentro da escola esteja voltado para as necessidades da comunidade escolar.

OBJETIVOS GERAIS

  • Conscientizar quanto ao papel do educando na sociedade do conhecimento, assumindo uma postura mais ativa como agente transformador.
  • Levar o educando a reflexão quanto à sua realidade social, para intervir e transformá-la, percebendo-se como parte integrante da sua comunidade, na construção de seu conhecimento e em sua formação como cidadão.
  • Promover uma educação que seja o alicerce para o desenvolvimento da cidadania, através da conscientização de que todas as pessoas são iguais em relação aos direitos de existência-sobrevivência, saúde, educação e cultura, esporte e lazer, trabalho, convivência familiar e comunitária, respeito, dignidade e diferenças no exercício dessa mesma existência;
  • Perceber que a cidadania é conquistada através da participação coletiva e solidária no processo social, político e econômico, não sendo fruto de uma concessão ou de uma dádiva;
  • Reconhecer que cada pessoa é agente de transformação da própria vida e do mundo em que vive, despertando no aluno o interesse e a responsabilidade na melhoria do seu rendimento escolar;
  • Estabelecer que os direitos humanos devam ser a “gramática” que ordena a convivência social e a construção de uma sociedade pluralista e justa, incentivando a boa convivência dentro e fora da escola, através de atitudes de respeito, confiança, responsabilidade, união e solidariedade.
  • Buscar a valorização dos encontros de pais na escola, para promover a sensibilidade com o trabalho realizado para que se sintam parte ativa no processo educacional dos seus filhos.
  • Desenvolver as múltiplas linguagens: arte, música, expressão corporal, esporte, etc.
  • Fortalecer o desejo de construir conhecimento, dando sentido ao que está sendo aprendido;
  • Incentivar e desenvolver o uso da linguagem oral e escrita;
  • Ampliar conhecimentos, através das trocas em sala de aula;
  • Tornar a comunidade escolar consciente de seus direitos e deveres;
  • Resgatar a auto-estima;
  • Propiciar temas de trabalho que ampliem os estudos, não isoladamente, mas num contexto social.
METAS DA U.E

  • Diminuir progressivamente o índice de evasão;
  • Diminuir progressivamente o índice de infreqüência;
  • Diminuir progressivamente o índice de retenção;
  • Melhorar o desempenho;
  • Aumentar o índice de alunos leitores. 
  • Propiciar o máximo em ações de resgate dos alunos e sua família.
  • Auxílio da Rede de Proteção do Educando;
  • Aumentar em 12% o desempenho da escola no IDEB.
  • Aumentar o desempenho da escola nas avaliações internas e externas.
  • Garantir participação nas avaliações de índice maior que 80%.
  • Aumentar e sistematizar ainda mais o processo de recuperação paralela.
  • Busca permanente por parcerias que nos auxiliem no processo.
  • Capacitação permanente dos profissionais da U.E.